terça-feira, 27 de abril de 2010

World Graphics Day

Dia do Design Gráfico, galerë

Eu chego a ficar cansado de bebe--comemorar tanto dia, afinal o dia do desenhista acabou de passar, o dia do designer ainda está por vir, e sei lá quantas outras datas dessas ainda tem pela frente.

Deve ser o (único) lado bom de ter uma profissão sem regulamentação, eu acho. Tá, mentira, n tem lado bom nenhum.

O dia foi criado para comemorar a fundação da Icograda, que visa reunir todos os designers do mundo (!) e o resto do bla bla bla vcs podem ler na wikipedia, ou aqui.

No mais, abraços às duas ou três pessoas que lerem isso, e fiquem com o videozinho do N Design imersão, o evento que pretender reunir não só os designers gráficos mas o rest-- todos os outros também.




Ah, o meu avatar aparece no video, ahehe

domingo, 11 de abril de 2010

Arte na comida

Quando a gente era criança e ficava brincando fazendo carinhas com o arroz e incrementando tranformando o ovo num nariz e a carne na boca, nossa mãe sempre brigava e dizia "não faz arte com a comida!"

Acho que algumas pessoas crescem e levam isso como desafio pessoal e fazem sim, arte com a comida. Mas eu não to falando daqueles
pratos franceses chiquérrimos super bem apresentados
com aquela clássica folhinha de sei-lá-o-que do lado e o azeite fazendo zique-zague, to falando de desenhos de verdade, verdadeiros quadros feitos só com comida. Tudo muito fofo e não muito apetitoso, já que são fofinhos demais e parecem até feitos de massinha em algumas partes (além do fato de eu odiar comida japonesa).

Pois é, esses são os bentos.
Sabe aquelas marmitinhas japonesas lindas e super bem arrumadinhas com cada comidinha em seu canto certo e que sempre que vemos a gente pensa 'DEUS! quem come uma marmita assim?!"? Então, são os bentos.


Pra começar, porquinhos super super fofos de arroz rosa (?!)


sábado, 3 de abril de 2010

Las capas de Quadrinhos

Por Eagle e Retano,

Ultimamente a gente tem esbarrado em vários quadrinhos "novos" e cada vez que isso acontece, nós sempre paramos para comentar as ilustrações, e as capas eram sempre uma discussão a parte. Daí surgiu a ideia de explorar um pouquinho do fascínio dessas capas aqui no blog.

Bem a função primordial da capa é atrair leitores novos e cativar os já assíduos, um moleque quando entra na banca tem que dar de cara com essa imagem e ficar na fissura de ver o que tem dentro. Seja com uma ilustração bonita ou mostrando um acontecimento empolgante, ela tem que se destacar no meio daquele monte de papéis empoleirados nas estantes. Lembrando que a capa não tem que ser só bonita, ela também tem função sinalizadora não só do nº em q a revista está, mas também sobre a história, em quantas partes ela é dividida e em qual delas ela está. E essa é parte da graça delas, como a sinalização se integra com a arte, com a ilustração em si.